Lista de exercícios 1

Redes de computadores II
data de entrega: 11/04/2011
valor: 2 pontos

  1. qual sua definiçaõ para um sistema operacional distribuído?
  2. Cite as desvantagens de um sistema operacional distribuído
  3. Considerando as características de projeto de sistemas distribuídos defina

a)      Os tipos de transparência

b)      Flexibilidade

c)      Confiabilidade

d)      Escalabilidade

 

  1. Quais os tipos de clusters mais comuns?
  2. Faça um esquema gráfico mostrando as chamadas de sistemas necessárias para se estabelecer comunicação socket via protocolo orientado a conexão no servidor e no cliente.
  3. Faça um esquema gráfico mostrando as chamadas de sistemas necessárias para se estabelecer comunicação socket via protocolo não orientado a conexão no servidor e no cliente.
  4. Ao se utilizar as chamadas padrões de socket na linguagem C++ criandos-se comunicação orientada a conexão, o método é síncrono ou assíncrono?
  5. Explique um cluster de processamento paralelo.
  6. Explique um cluster de disponibilidade.
  7. Explique o paradigma cliente-servidor.
  8. Dizemos que o modelo cliente-servidor se adapta bem ao modelo de sistema operacional distribuído. Explique por que.
  9. explique o modelo par a par (peer to peer). Cite duas aplicações que se utilizam deste modelo.
  10. Cite três tipos de comunicação entre processos.
  11. Explique  o que é uma troca de mensagem unidirecional e troca de mensagem bidirecional
  12. Explique o que é uma troca de mensagem síncrona e troca de mensagem assíncrona. Cite características destes dois métodos.
  13. O que é um pipe?
  14. Explique o que é um pipe anônimo.
  15. Explique o que é um pipe nomeado.
  16. Defina socket
  17. O que você entende por programação por socket? Qual a diferença entre programação por socket orientada a conexão e programação por socket não orientada a conexão.
  18. Defina RPC (chamada de procedimento remoto)
  19. O que vc entende por um Stub?
  20. O que você entende por linguagem de definição de interface?
  21. Uma das funções de um programa de que se utiliza de RPC é processar a interface. O que você entende por “processar a interface” .
  22. Observe o código abaixo:

 

void main(void)
{
struct sockaddr_in from, me;
int sock, addrlen=sizeof(me);
char linha[81];
sock=socket(AF_INET,SOCK_DGRAM,0);
bzero((char *)&me,addrlen);
me.sin_family=AF_INET;
me.sin_addr.s_addr=htonl(INADDR_ANY);
me.sin_port=htons(8450);
bind(sock,(struct sockaddr *)&me,addrlen);
do
    {
    recvfrom(sock,linha,81,0,(struct sockaddr *)&from, &addrlen);
    puts(linha);
    }
while(strcmp(linha,"exit"));
close(sock);
}

 

Responda:

a)       Qual o tipo de comunicação utilizada ? (socket, RPC ou pipe)

b)       Trata-se de um servidor ou de um cliente?

c)       Utiliza-se comunicação orientada a conexão ou não orientada a conexão?

d)       Sublinhe a linha onde se realiza efetivamente a troca de mensagem.

e)       Qual porta é utilizada na comunicação?