Projeto – Atividade do dia

 

Configuração do pooler do CACTi

 

PRIMEIRO:  Descompacte a máquina virtual onde se encontra instalado o seu sistema CACTI e abra esta máquina no VMWare player.

 

O cacti não possui um executável que consiga realizar seu processo de consulta (polling) aos agentes em periodos de tempo agendados. Para isto ele precisa que seu arquivo que contenha a rotina de polling seja chamado pelo agendador de tarefas (CRON) em períodos de tempo.

Para agenda a execução do arquivo que se encontra em /usr/share/cacti/site/pooler.php deve-se utilizar o editor do CRON pelo comando crontab como se vê na figura abaixo;

Ao se chamar o editor do crontab ele abre o editor de texto nano com o arquivo para agendadmento de tarefas. Devemos acrescentar a tarefa na última linha como se vê abaixo:

*/5 * * * * /usr/bin/php /usr/share/cacti/site/poller.php

Este comando sera executado a cada 5 minutos. Neste comando o interpretador do PHP (/usr/bin/php) executa o scritp poller.php que se encontra em /usr/share/cacti/site.

Veja a tela do editor de texto nano na figura abaixo:

Para salvar esta configuração  pressione control+x e confirme que deseja grava (S) e o nome do arquivo.   Pronto o CACTI irá realizar o polling (consulta) aos agentes de 5 em 5 minutos.

 

Configuração de SNMP  e gráficos no servidor  CACTI local

 

O que ser propõe é configurar o servidor SNMP do servidor CACTI local para que se torne acessível e que possamos gerar mais informações e gráficos de monitoramento.

Realizemos esta configuração passo a passo conforme o tutorial abaixo:

 

1)      Abra sua máquina virtual e digite no prompt o comando “ifconfig”. Este comando dará a saída que pode ser vista abaixo. Observe e anote o endereço IP da sua máquina virtual. CUIDADO:  USE o endereço que observar na sua máquina.

 

 

2)      Agora no sistema Windows hospedeiro (onde sua máquina virtual está sendo executada) configure um endereço IP DA MESMA FAIXA DE IP que sua máquina virtual.

 

Exemplo: Se minha máquina virtual é 192.168.20.1 (máscara 255.255.255.0) posso configurar minha máquina Windows como 192.168.20.5 com a mesma máscara.

 

Para isto abra as configurações da central de rede e compartilhamento do seu sistema Windows

 

 

Vá na opção alterar as configurações do adaptador.

 

 

No adaptador de rede clique com o lado direito do mouse e escolha a opção propriedades.

 

 

 

 

 

Em propriedades  clique em  protocolo TCP/IP versão 4

 

Na  janela de configuração que se abri configure o enderço ip da máquina Windows conforme sua faixa de endereços utiizada no servidor Linux onde se encontra o CACTI.

 

 

 

3)      Em seu navegador de internet digite na barra de endereços o ip do seu servidor cacti seguido de /cacti. Veja  na figura abaixo:

 

 

 

 

 

4)      A tela de login do cacti ira aparecer. Digite o user name e password. Utilize admin/admin ou admin/123456. Dependendo de como foi configurado.

 

5)      A janela principal do CACTI irá se abrir. No menu lateral clique na opção “Devices”.

 

6)      Na tela “Devices” vamos observar apenas o dispositivo “localhost” que seu próprio servidor cacti. Vamos clicar nesta opção conforme figura abaixo:

7)      Nesta tela vemos as configurações de monitoramento do “localhost” (máquina local). Observer que o monitoramento SNMP está desabilitado (not in use).

8)      Para Habilitar o SNMP temos primeiro que configura o servidor SNMP. Para isto vamos editar o arquivo /etc/snmp/snmpd.conf. Para isto use o editor de texto mcedit na tela de comando da máquina virutal.

 

Comando: mcedit /etc/snmp/snmpd.conf (veja figura abaixo)

 

9)      Com o arquivo aberto no editor de texto  vá até a linha 49 e altere as opções de senha (community) do servidor SNMP. Veja nas figura abaixo como é o arquivo original e como ele  deve ficar

Para salvar o arquivo e sair do editor pressione a tecla F10.

10)   Devemos agora reiniciar o serviço SNMP. Para isto use o comando abaixo:

                                                                 Comando: service snmpd restart

 

11)   Agora vamos voltar á tela do CACTI. Altere a opção  “SNMP Version” para o valor  “Version 1”. Em seguida clique em “SAVE” no fim da tela.

12)   Ao salvar a configuração a mensagem de que o servidor SNMP respondeu com sucesso irá aparecer no canto superior esquerdo da tela.  Se isto não ocorrer as configurações do servidor SNMP devem ser revistas.

13)   Agora vamos definir quais informações iremos requerer do servidor SNMP. Na sessão “Associated Data Querie” escolha cada uma das opções SNMP. São elas:

 

SNMP – Get Mounted Partitions (informações das partições montadas)

SNMP – Get Processor Information (informações sobre os processo executados)

SNMP – Interfaces Statistics (Informações sobre as interfaces de rede)

 

Escolha uma a uma e clique na opção “SAVE” no pé da página. Veja figura abaixo:

 

 

 

14)   Ao terminar de adicionar as queries que pretendemos executar no servidor SNMP podemos já observar os gráficos que o sistema gera. Clique na opção “GRAPH” na aba que fica no canto superior direito da tela (em azul).

15)   Nesta tela podemos já observar os gráficos de monitoramento sendo gerados. No início os gráficos proveninetes do servidor SNMP estarão  vazios. Aguarde alguns minutos e dê refresh na tela (tecla F5) e observe a evolução dos gráficos.